Curiosidades

[Ciência][twocolumns]

Diversos

[Diversos][bleft]

9 fatos científicos incriveis que vão explodir a sua mente

Porque a maioria das pessoas não tem interesse em ciência? Particularmente, acredito que isto se deve a maneira pela qual a ciência é transmitida pelos meios de comunicação e também como é ensinada nas escolas. Na maioria das vezes são apresentados textos técnicos e massantes sobre determinado fenômeno ou descoberta, sem aquele diferencial, sem diversão, apenas o texto cru. Vivemos em um mundo em que precisamos de Neil deGrasse Tyson para apresentar estas descobertas de forma mastigada, simples mas formal, de um jeito bobo e divertido.

Da mesma forma, apresento-lhes 10 fatos científicos incríveis. Que estes fatos te levem ao interesse pela ciência assim como me levou.

1. Se todas as moléculas de DNA de um ser humano fossem enfileiradas, o comprimento gerado seria suficiente para dar 17 voltas do Sol até Plutão.

O genoma humano , o código genético em cada célula humana, contém 23 moléculas de DNA contendo cada um apartir de 500 mil a 2,5 milhões de pares de nucleótidos. Moléculas de DNA deste tamanho possuem de 1,7 a 8,5 cm de comprimento quando desenroladas, ou cerca de 5 cm em média. Há cerca de 37 trilhões de células no corpo humano e se você desenrolar todo o DNA envolto em cada célula e colocá-los lado a lado, em seguida, estes teriam um comprimento total de 2 × 10^14 metros, ou o suficiente para ir e voltar 17 vezes em Plutão (1,2 × 10^13  metros / Plutão ida e volta).

2. O corpo humano carrega em média dez vezes mais células de bactérias do que células humanas

É engraçado como lavamos as mãos compulsivamente, borrifamos sprays em nossas bancadas e fazemos careta quando alguém espirra por perto, na verdade, fazemos tudo o que podemos para evitar encontros desnecessários com os germe. Mas a verdade é que cada um de nós somos um prato bastante suculento para estes germes! Todas as bactérias que vivem dentro de você enchem facilmente um jarro de meio litro, ou seja, existem 10 vezes mais células bacterianas em seu corpo do que células humanas , de acordo com Carolyn Bohach, um microbiologista da Universidade de Idaho. Porém não se preocupe. A maioria destas bactérias são úteis; na verdade, não poderíamos sobreviver sem elas.

As bactérias produzem substâncias químicas que nos ajudam a aproveitar a energia e os nutrientes da nossa alimentação. Roedores livres de germes tem que consumir cerca de um terço mais calorias do que os roedores normais para manter seu peso corporal. Em testes científicos, quando animais foram expostos à bactérias corporais, seus níveis de gordura corporal não sofreram alteração, mesmo quando eles comiam com menos frequência. Além disso, as bactérias do intestino são muito importante para a manutenção da imunidade. ( Fonte da imagem )

3. Um fóton pode demorar 40.000 anos para viajar do núcleo do sol até a sua superfície, mas demoram apenas 8 minutos para viajar o resto do caminho até a Terra.

Antes de receber a luz do sol em sua casa, um fóton passa por caminhos aleatórios desde o núcleo do sol até a sua superfície (são cerca de 696.000 quilômetros).
Até que ele finalmente consiga escapar para o espaço, um fóton precisa fazer um enorme número de saltos aleatórios. O cálculo é um pouco complicado, mas a conclusão é que um fóton leva entre muitos milhares ou milhões de anos vagando à superfície do Sol, ou seja, a luz que chega até nós hoje é a energia produzida talvez milhões de anos atrás. Surpreendente! ( Fonte da imagem )

4. Com mais de 2000 quilômetros de comprimento, A Grande Barreira de Coral é a maior estrutura de vida na Terra

Os recifes de coral são compostos por um grande número de pólipos de coral individual - de corpo mole, animais invertebrados - ligados por um tecido. A Grande Barreira de Corais é um sistema interligado de cerca de 3000 recifes e 900 ilhas de corais, dividido por passagens estreitas, logo abaixo da superfície do mar.

Abrangendo mais de 2000 km e cobrindo uma área de cerca de 350 000 km², é a maior estrutura viva na Terra e é a único visível do espaço. Mas essa colônia frágil de corais está começando a desmoronar, golpeado pelos efeitos das alterações climáticas, poluição e desastres causados ​​pelo homem. ( Fonte da imagem )

5. Durante a vida um ser humano anda o equivalente a cinco vezes ao redor do mundo.

Em média uma pessoa ativa da cerca de 7.500 passo por dia. Se você manter essa média diária e viver até 80 anos de idade, você vai ter caminhado cerca de 216.262.500 passos em sua vida. Fazendo as contas ; uma pessoa média com cerca de 80 anos vai andar uma distância de cerca de 177.027,84 km. Que é o equivalente a caminhar cerca de 5 vezes ao redor da Terra, à direita na linha do equador. ( Fonte da imagem )

6. Quando o hélio é arrefecido a quase zero absoluto (-460 ° F ou -273 ° C), a temperatura mais baixa possível, torna-se um líquido com propriedades surpreendentes: ela flui contra a gravidade e começa a correr para cima, sobre o topo de um recipiente de vidro!

Nós todos sabemos que o hélio é um gás usado para encher balões e fazer as pessoas falarem como esquilos, mas o que a maioria das pessoas não sabe é que ele possui dois estados líquidos distintos, um dos quais é estranhamente assustador. Quando o hélio está apenas alguns graus abaixo de seu ponto de ebulição, à -452 graus fahrenheit (-269 graus Celsius), ele passa a ser capaz de fazer coisas que outros fluidos não podem, como subir quando dentro de um copo ou espalhar-se sobre o lados de um prato e permanecer imóvel quando o seu recipiente é girado. Não é mais um mero líquido, o hélio se tornou um super-fluido líquido - que flui sem atrito.

"Se você girar um copo com água e logo após parar, alguns segundos depois a água também irá parar de se mexer", diz John Beamish, um físico experimental da Universidade de Alberta, em Edmonton. Os átomos do líquido iram colidir uns com os outros até que eles parem.

"Mas se você fizer isso com hélio a baixa temperatura, você pode voltar um milhão de anos mais tarde que o liquido ainda estaria se movendo. ( Fonte da imagem )

7. Se Betelgeuse explodisse, nosso céu ficaria iluminado durante dois meses seguidos. E isto pode acontecer a qualquer momento. Pode ser daqui a milhares de anos, amanhã ou agora mesmo.

Betelgeuse fica a cerca de 430 anos-luz da Terra, entretanto ela é uma das estrelas mais brilhantes no céu. A razão é que Betelgeuse é uma estrela super gigante - o maior tipo de estrelas no Universo. Betelgeuse tem uma luminosidade de cerca de 10.000 vezes maior do que o Sol e seu raio é calculado em cerca de 370 vezes o do sol.
Se fosse posicionada no centro do nosso Sol, o seu raio se estenderia além do raio de Marte. Porém esta super gigante está perto de sua morte, Betelgeuse pode explodir a qualquer momento se tornando uma supernova . ( Fonte da imagem )

8. Uma célula de sangue leva cerca de 60 segundos para fazer um circuito completo no corpo

Você tem cerca de 5 litros de sangue em seu corpo (pelo menos a maioria das pessoas) e o coração bombeia em média, cerca de 70 ml de sangue a cada batida. Além disso, um coração saudável bate cerca de 70 vezes por minuto. Então, se você multiplicar a quantidade de sangue que o coração pode bombear pelo número de batidas em um minuto, o resultado será de 4,9 litros de sangue, que é quase todo o sangue do seu corpo. ( Fonte da imagem )

9. O universo conhecido é composto de 50,000,000,000 de galáxias. Há entre 100.000 milhões e 1.000.000.000.000 de estrelas em uma galáxia normal. Na Via Láctea existem cerca de 100.000.000 planetas.

( Fonte da imagem