Curiosidades

Ciências

[Ciência][twocolumns]

Diversos

[Diversos][bleft]

Hubble fotografa planeta que neva protetor solar

Os astrônomos usaram o Telescópio Espacial Hubble para obter observações detalhadas do exoplaneta Kepler-13Ab e descobriram que o óxido de titânio (ingrediente principal em alguns protetores solares) "neva" sob a atmosfera quente do planeta.

Esta é a primeira detecção de tal processo, tecnicamente chamado de armadilha fria, em um exoplaneta. A equipe, da Universidade Estadual da Pensilvânia, publicou os resultados no Jornal Astronômico.

Kepler-13Ab é um exoplaneta infernal, com uma temperatura de mais de 2.750 ° C. Ele é mais de nove vezes mais pesado que Júpiter e, embora não seja um lugar hospitaleiro, observar e entender sua atmosfera ajudará os astrônomos no futuro.

"Em muitos aspectos, os estudos atmosféricos que estamos fazendo agora sobre esses tipos de planetas gasosos, que chamamos de "Júpiter quentes", são bancos de ensaio sobre como vamos fazer estudos atmosféricos de planetas terrestres", autor principal Professor Thomas Beatty disse em um comunicado.

Créditos: NASA, ESA e A. Feild (STScI)

"Compreender mais sobre as atmosferas desses planetas e sobre como eles funcionam ... nos ajudará quando estudarmos planetas menores que são mais difíceis de ver e têm características mais complicadas em suas atmosferas".

Os pesquisadores não se propuseram a procurar esse efeito particular e ficaram intrigados com as observações. Os Jupiters quentes tendem a ter atmosferas superiores mais quentes, mas esse não era o caso do Kepler-13Ab. O óxido de titânio geralmente é responsável por esta temperatura maior, pois absorve a radiação estelar. A equipe sugeriu que ventos fortes estão retirando o óxido de titânio no lado escuro do exoplaneta.

Uma vez feito isso, ele se condensa e neva sob a forte atração gravitacional do exoplaneta. As observações sugerem que é assim que o óxido de titânio fica frio.

"Ver este processo de "armadilha fria" em ação nos fornece uma peça muito procurada e importante desse quebra-cabeça", co-autor Professor Jason Wright.

"Presumivelmente, esse processo de precipitação está acontecendo na maioria dos Jupiters quentes observados, mas esses gigantes de gás têm uma gravidade superficial mais baixa do que Kepler-13Ab", acrescentou Beatty. "A neve de óxido de titânio não cai suficientemente longe nessas atmosferas, ela é varrida de volta para o lado mais quente, revaporiza e retorna ao estado gasoso".

Este estudo sugere que a gravidade desempenha um papel nos ciclos atmosféricos nos exoplanetas, e deve ser levada em consideração quando os modelos são preparados. A complexidade desses mundos distantes continua a ser absolutamente fascinante.

Nenhum comentário: