Humanos costumavam dormir duas vezes por dia, e talvez você devesse fazer o mesmo


Cerca de um terço da população tem dificuldade para dormir, incluindo dificuldades em manter o sono durante a noite.

Enquanto despertares noturnos são angustiantes para a maioria das pessoas, há algumas evidências de nosso passado recente que sugerem que este período de vigília era a norma.

Ao longo da história, houveram numerosos relatos de sono segmentado, desde textos médicos, até registros de tribunais e diários, e até em tribos africanas e sul-americanas, com uma referência comum ao "primeiro" e "segundo" sono.

Os antropólogos encontraram evidências de que durante a Europa pré-industrial, o sono bi-modal era considerado a norma. O início do sono foi determinado não por um horário de dormir definido, mas pelo fato de haver coisas a fazer.

O livro do historiador A. Roger Ekirch, At the Day's Close: Night in Times Past, descreve como as famílias se deitavam duas horas depois do anoitecer, acordavam algumas horas depois de uma a duas horas e depois dormiram até o amanhecer.

Durante esse período de vigília, as pessoas relaxavam, refletiam sobre seus sonhos ou faziam sexo. Alguns se dedicavam a atividades como costurar, cortar madeira ou ler, confiando na luz da lua ou das lâmpadas a óleo.

Ekirch encontrou referências ao primeiro e segundo sono que começaram a desaparecer durante o final do século XVII. Acredita-se que isso tenha começado nas classes superiores do norte da Europa e filtrado para o restante da sociedade ocidental nos próximos 200 anos.

Curiosamente o aparecimento de insônia na literatura acontece no final do século XIX, o que coincide com o período em que relatos de sono dividido começam a desaparecer. 


Base biológica

Formas menos dramáticas de sono bi-fásico são evidentes na sociedade de hoje, por exemplo, em culturas que fazem uma sesta à tarde. Nosso relógio biológico se presta a tal programação, tendo uma redução no estado de alerta no início da tarde (o chamado "mergulho pós-almoço").

No início dos anos 90, o psiquiatra Thomas Wehr conduziu um experimento de laboratório no qual expôs um grupo de pessoas a um fotoperíodo curto - isto é, elas foram deixadas no escuro por 14 horas todos os dias em vez das típicas 8 horas - durante um mês.

Demorou algum tempo para o sono se regular, mas na quarta semana, um padrão distinto de duas fases do sono surgiu. Eles dormiram primeiro por 4 horas, depois acordaram por 1 a 3 horas antes de cair em um segundo sono de 4 horas. Esse achado sugere que o sono bifásico é um processo natural com base biológica.


Prós e contras

A sociedade de hoje muitas vezes não permite esse tipo de flexibilidade, portanto, temos que estar em conformidade com os horários de vigília / sono de hoje. Acredita-se geralmente que um sono ininterrupto contínuo de 7 a 9 horas seja provavelmente o melhor para se sentir renovado. Tal cronograma pode não ser adequado aos nossos ritmos circadianos.

Algumas das principais vantagens de um cronograma de sono dividido incluem a flexibilidade que ele permite com o trabalho e com o tempo da família (onde essa flexibilidade é oferecida). Alguns indivíduos na sociedade moderna adotaram esse tipo de cronograma, pois proporciona dois períodos de maior atividade, criatividade e atenção ao longo do dia, em vez de ter um longo período de despertar em que a sonolência aumenta ao longo do dia e a produtividade diminui.

Em apoio a isso, há evidências crescentes sugerindo que os cochilos podem ter benefícios importantes para a memória e a aprendizagem, aumentando nosso estado de alerta e melhorando os estados de humor. Alguns acreditam que os distúrbios do sono, como a insônia , estão enraizados na preferência natural do corpo pelo sono dividido. Portanto, horários de sono divididos podem ser um ritmo mais natural para algumas pessoas.


Implicações para o trabalho por turnos

Horários de sono divididos começaram recentemente a surgir como uma alternativa potencial ao trabalho contínuo no turno da noite. Trabalhar à noite tem os problemas combinados de vigília prolongada (muitas vezes trabalhando em turnos de 8 a 12 horas) e desalinhamento circadiano (trabalhando a uma hora da noite em que você normalmente estaria dormindo).

Os trabalhadores deslocados freqüentemente se queixam de fadiga e redução da produtividade no trabalho, e estão sob maior risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Algumas indústrias empregaram horários com oportunidades de sono mais curtas, porém mais freqüentes, sob a premissa de que o impulso para o sono será menor com o tempo reduzido. Por exemplo, 6 horas ligado / 6 horas desligado, 4 horas ligado / 8 horas desligado e 8 horas ligado / 8 horas desligado, limitando o tempo no turno e reduzindo períodos prolongados de vigília.

Os horários divididos de sono / trabalho dividem o dia em vários ciclos de trabalho / descanso para que os funcionários trabalhem em turnos curtos, divididos com períodos curtos de folga a cada 24 horas.

Esquemas divididos em turnos que mantêm o tempo de sono adequado por 24 horas podem ser benéficos para o sono. Uma série de estudos recentes descobriu que o sono dividido fornece benefícios comparáveis ​​para o desempenho em um grande sono, se o tempo total de sono por 24 horas for mantido (em torno de 7 a 8 horas de tempo total).

No entanto, como seria de esperar, o desempenho e a segurança ainda podem ser prejudicados se o despertar e o início do horário de trabalho ocorrerem nas primeiras horas da manhã . E não sabemos se esses horários proporcionam benefícios para a saúde e reduzem o risco de doenças crônicas.

Embora os desafios do trabalho noturno não possam ser eliminados, a vantagem de alguns cronogramas de jornada dividida é que todos os trabalhadores têm pelo menos alguma oportunidade de dormir à noite e não precisam manter o estado de alerta por mais de 6 a 8 horas.


Melinda Jackson , pesquisadora sênior na Faculdade de Saúde e Ciências Biomédicas da Universidade RMIT e Siobhan Banks , pesquisadora sênior do Center for Sleep Research da University of South Australia .

Este artigo foi originalmente publicado pela The Conversation. Leia o artigo original.

Nenhum comentário:

Mundo Animal

[Mundo Animal][bleft]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Curiosidades

[Curiosidades][twocolumns]