Saiba se você sofre de falta de magnésio e descubra quais alimentos comer para repor

O magnésio é uma substância imprescindível para a vida animal e vegetal. Nos seres humanos a maior parte do mineral que absorvemos vai para os ossos, podendo ser encontrado abundantemente na natureza, principalmente nas folhas verdes, sementes e leguminosas.


A deficiência de magnésio no organismo humano pode gerar problemas como anemia, ansiedade, aumento ou diminuição na pressão sanguínea, tremores musculares, além do endurecimento das artérias e calcificação das cartilagens. Por isso, a ingestão dessa substância, com o cálcio, é também importante para combater a osteoporose.

Não é possível detectar a insuficiência de magnésio em nosso organismo por meio de um simples exame de sangue, por isso, a maior parte da população pode não saber que possui alguma disfunção no organismo em razão da falta desse mineral. A quantidade diária necessária para manter-se saudável varia entre 300 e 400 mg.

Principais sintomas da insuficiência de magnésio:

Anorexia;
Prisão de ventre;
Dores de cabeça;
Tontura e náuseas;
Fraqueza e tremores musculares;
Taquicardia;
Insônia;
Cansaço constante;
Alteração na pressão sanguínea.

Quanto maior a deficiência de magnésio no organismo mais graves serão os sintomas:

Câimbras;
Sensibilidade à luz;
Alucinações;
Mãos e pés gelados;
Arritmia cardíaca;
Depressão;
Irritabilidade;
Convulsões;
Alteração nas cartilagens.

A prisão de ventre é uma das maneiras mais eficazes de descobrir que seu corpo está com deficiência em magnésio. Quanto mais macias forem suas fezes, mais magnésio terá seu organismo.

O mineral é responsável por mais de 350 reações enzimáticas no nosso corpo, sendo indispensável à nossa vida.

Principais funções:

Desintoxicar o corpo;
Energizar nervos e músculos;
Melhorar o sono;
Aliviar a dores;
Ajudar na digestão;
Auxiliar a saúde mental;
Aumentar a produção de colágeno;
Prevenir a diabetes;
Regular a saúde óssea e cardiovascular;
Diminuir o risco de fraturas;
Reduzir o risco de câncer.

Para aumentar os níveis de magnésio em seu organismo, é necessária a ingestão de sucos verdes, alimentos orgânicos e alimentos crus. A vitamina D também auxilia a absorção do mineral em nosso corpo. Enquanto bebidas alcoólicas, cafeína e o açúcar dificultam sua absorção.

Alimentos ricos em magnésio:

Algas marinhas;
Peixes;
Folhas verdes;
Banana;
Damasco;
Pêssego;
Ameixa;
Cacau puro e chocolate amargo;
Grãos e sementes;
Leguminosas;
Cereais;
Frutos secos;
Germe de trigo;
Abacate;
Batatas;
Broto de feijão;
Abóbora;
Levedura de cerveja.

Ainda assim, o consumo desses alimentos não garante a ingestão adequada da quantidade diária recomendada de magnésio, pois depende de fatores como o tipo de solo usado na plantação, o uso de agrotóxicos, entre outros.

Os suplementos são uma boa opção para regular a quantidade de magnésio além de, claro, procurar ajuda de um nutricionista. É importante saber que o nível desse mineral em nosso organismo também vai influenciar na absorção de cálcio e de outras vitaminas.

Tudo deve estar em perfeito equilíbrio. Por isso, a ajuda de um profissional é de extrema importância.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

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