Alimentos que combatem a inflamação

Os médicos estão aprendendo que uma das melhores maneiras de sufocar a inflamação não está no armário de remédios, mas na geladeira.

Seu sistema imunológico se torna ativado quando seu corpo reconhece algo que é estranho - como um micróbio invasor, um pólen vegetal ou um produto químico. Isso geralmente desencadeia um processo chamado inflamação. Ataques intermitentes de inflamação direcionados a invasores realmente ameaçadores protegem sua saúde.Alimentos que combatem a inflamação

No entanto, às vezes a inflamação persiste, dia após dia, mesmo quando você não é ameaçado por um invasor estrangeiro. É quando a inflamação pode se tornar seu inimigo. Muitas das principais doenças que nos atormentam - incluindo câncer, doenças cardíacas, diabetes, artrite, depressão e doença de Alzheimer - estão ligadas à inflamação crônica.

Uma das ferramentas mais poderosas para combater a inflamação não vem da farmácia, mas da mercearia. "Muitos estudos experimentais mostraram que os componentes de alimentos ou bebidas podem ter efeitos anti-inflamatórios", diz o Dr. Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia no Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Escolha os alimentos certos e você poderá reduzir o risco de doenças. Consistentemente escolher os errados, e você pode acelerar o processo de doença inflamatória.

Alimentos que inflamam
Tente evitar ou limitar esses alimentos o máximo possível:

Carboidratos refinados, como pão branco e doces
Batatas fritas e outros alimentos fritos
Refrigerante e outras bebidas açucaradas
Carne vermelha (hambúrgueres, bifes) e carne processada (cachorros quentes, salsicha)
Margarina, gordura e banha

Não surpreendentemente, os mesmos alimentos que contribuem para a inflamação são geralmente considerados ruins para a nossa saúde, incluindo refrigerantes e carboidratos refinados, bem como carne vermelha e carnes processadas.

"Alguns dos alimentos que têm sido associados a um aumento do risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas também estão associados ao excesso de inflamação", diz Hu. "Não é surpreendente, uma vez que a inflamação é um importante mecanismo subjacente para o desenvolvimento dessas doenças".

Alimentos não saudáveis ​​também contribuem para o ganho de peso, que é um fator de risco para a inflamação. No entanto, em vários estudos, mesmo após os pesquisadores levarem em conta a obesidade, a ligação entre os alimentos e a inflamação permaneceu, o que sugere que o ganho de peso não é o único fator determinante. "Alguns dos componentes ou ingredientes dos alimentos podem ter efeitos independentes sobre a inflamação, além do aumento da ingestão calórica", diz Hu.

Alimentos que combatem a inflamação
Inclua muitos desses alimentos anti-inflamatórios em sua dieta:

Tomates
Azeite
Vegetais de folhas verdes , como espinafre, couve e couve
Nozes como amêndoas e nozes
Peixes gordurosos como salmão, cavala, atum e sardinha
Frutas como morangos, mirtilos, cerejas e laranjas

Alimentos anti-inflamatórios
Por outro lado, estão os alimentos e bebidas que foram encontrados para reduzir o risco de inflamação e, com isso, a doença crônica, diz o Dr. Hu. Ele observa em particular frutas e legumes, como mirtilos, maçãs e verduras que são ricos em antioxidantes naturais e polifenóis - compostos de proteção encontrados em plantas.

Estudos também associaram nozes com marcadores reduzidos de inflamação e um menor risco de doença cardiovascular e diabetes. O café, que contém polifenóis e outros compostos anti-inflamatórios, também pode proteger contra a inflamação.

Dieta anti-inflamatória
Para reduzir os níveis de inflamação, procure uma dieta saudável em geral. Se você está procurando um plano alimentar que siga de perto os princípios da ingestão de anti-inflamatórios, considere a dieta mediterrânea, que é rica em frutas, vegetais, nozes, grãos integrais, peixes e óleos saudáveis.

Além de diminuir a inflamação, uma dieta mais natural e menos processada pode ter efeitos perceptíveis na sua saúde física e emocional. "Uma dieta saudável é benéfica não apenas para reduzir o risco de doenças crônicas, mas também para melhorar o humor e a qualidade de vida geral", diz Hu.

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