O que é a inflamação?

A inflamação é uma parte vital da resposta do sistema imunológico a lesões e infecções. É a maneira do corpo de sinalizar o sistema imunológico para curar e reparar o tecido danificado, bem como se defender contra invasores estrangeiros, como vírus e bactérias. 

Sem inflamação como resposta fisiológica, as feridas e as infecções poderiam se tornar mortais. 

No entanto, se o processo inflamatório se prolonga por muito tempo ou se a resposta inflamatória ocorre em locais onde não é necessário, pode se tornar problemático. A inflamação crônica tem sido associada a certas doenças, como doença cardíaca  ou acidente vascular cerebral, e também pode levar a distúrbios autoimunes, como artrite reumatoide  e lúpus. Mas uma dieta saudável e estilo de vida podem ajudar a manter a inflamação sob controle. 

Inflamação aguda
A inflamação aguda ocorre após um corte no joelho, uma torção no tornozelo ou uma dor de garganta. É uma resposta de curto prazo com efeitos localizados, o que significa que funciona no local preciso onde existe um problema. Os sinais indicadores de inflamação aguda incluem vermelhidão, inchaço, calor e, às vezes, dor e perda de função, de acordo com a National Library of Medicine.

No caso de inflamação aguda, os vasos sanguíneos se dilatam, o fluxo sanguíneo aumenta e os glóbulos brancos pululam na área lesada para promover a cicatrização, disse o Dr. Scott Walker, médico praticante da família no Gunnison Valley Hospital, em Utah. Essa resposta é o que faz com que a área lesada fique vermelha e fique inchada.

Durante a inflamação aguda, substâncias químicas conhecidas como citocinas são liberadas pelo tecido danificado. As citocinas agem como "sinais de emergência" que trazem as células do sistema imunológico do seu corpo, hormônios e nutrientes para resolver o problema, disse Walker.

Além disso, substâncias semelhantes a hormônios, conhecidas como prostaglandinas, criam coágulos sanguíneos para curar tecidos danificados e também provocam dor e febre como parte do processo de cura. À medida que o corpo se cura, a inflamação aguda diminui gradualmente.

Inflamação crônica
Ao contrário da inflamação aguda, a inflamação crônica pode ter efeitos a longo prazo e em todo o corpo. A inflamação crônica também é chamada de inflamação persistente de baixo grau porque produz um nível baixo e constante de inflamação em todo o corpo, conforme julgado por um pequeno aumento nos marcadores do sistema imunológico encontrados no sangue ou nos tecidos. Esse tipo de inflamação sistêmica pode contribuir para o desenvolvimento da doença, de acordo com um resumo da Johns Hopkins Health Review .

Baixos níveis de inflamação podem ser desencadeados por uma ameaça interna percebida, mesmo quando não há uma doença para combater ou uma lesão para curar, e às vezes isso sinaliza o sistema imunológico  a responder. Como resultado, os glóbulos brancos pululam, mas não têm nada para fazer e nenhum lugar para ir, e podem eventualmente começar a atacar órgãos internos ou outros tecidos e células saudáveis, disse Walker. 

Os pesquisadores ainda estão trabalhando para entender as implicações da inflamação crônica no corpo e os mecanismos envolvidos no processo, mas é conhecido por desempenhar um papel no desenvolvimento de muitas doenças.

Por exemplo, a inflamação crônica tem sido associada a doenças cardíacas e derrame. Uma teoria sugere que, quando as células inflamatórias ficam muito tempo nos vasos sanguíneos, elas promovem o acúmulo de placas. O corpo percebe essa placa como uma substância estranha que não pertence, por isso tenta isolar a placa do sangue que flui dentro das artérias, de acordo com a American Heart Association (AHA). Se a placa se torna instável e se rompe, ela forma um coágulo que bloqueia o fluxo sanguíneo para o coração ou para o cérebro, desencadeando um ataque cardíaco ou um derrame.

O câncer é outra doença associada à inflamação crônica. Com o tempo, a inflamação crônica pode causar danos no DNA e levar a algumas formas de câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer .

Inflamação crônica de baixo grau, muitas vezes não tem sintomas, mas os médicos podem testar a proteína C-reativa (PCR), um marcador de inflamação no sangue. Altos níveis de PCR têm sido associados a um risco aumentado de doença cardíaca. Os níveis de PCR também podem indicar uma infecção, ou uma doença inflamatória crônica, como artrite reumatoide ou lúpus, de acordo com a Mayo Clinic .

Além de procurar pistas no sangue, a dieta de uma pessoa, hábitos de vida e exposições ambientais podem contribuir para a inflamação crônica. É importante manter um estilo de vida saudável para manter a inflamação sob controle.

Dieta anti-inflamatória
Dietas anti-inflamatórias  se tornaram populares nos últimos anos. Os alimentos recomendados são típicos de uma dieta mediterrânea  e incluem a ingestão de mais peixes, frutas e vegetais frescos e gorduras saudáveis; comer quantidades moderadas de nozes; comendo muito pouca carne vermelha; e beber vinho tinto com moderação. Como a dieta mediterrânea, os princípios de uma dieta anti-inflamatória são saudáveis ​​e a abordagem é nutricionalmente sólida, de acordo com a Mayo Clinic .

"Os componentes alimentares anti-inflamatórios, como as gorduras ômega-3, protegem o organismo contra os possíveis danos causados ​​pela inflamação", disse Ximena Jimenez, nutricionista e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética de Miami.

Uma dieta anti-inflamatória também significa ficar longe de alimentos que podem promover a inflamação. É melhor minimizar a quantidade de alimentos ingeridos com alto teor de gorduras saturadas e trans, como carnes vermelhas, laticínios e alimentos contendo óleos parcialmente hidrogenados, segundo a Universidade de Wisconsin . Além disso, limite alimentos açucarados e carboidratos refinados, como arroz branco e pão. E reduzir o uso de óleos de cozinha e margarinas ricos em ácidos graxos ômega-6, como óleos de milho, cártamo e girassol. 

Anti-inflamatórios e suplementos
Atualmente, não existem medicamentos que visam especificamente a inflamação crônica, de acordo com um artigo publicado no Johns Hopkins Health Review.

No entanto, há uma abundância de medicamentos vendidos sem prescrição médica e alguns remédios para tratar inflamações agudas de curto prazo. Os mais comuns são os medicamentos de venda livre conhecidos como anti-inflamatórios não esteróides (AINEs). Eles incluem aspirina , naproxeno (Aleve) e ibuprofeno  (Advil e Motrin).

Os AINEs bloqueiam a enzima ciclooxigenase, que produz prostaglandinas, uma substância semelhante à hormona que promove a inflamação, de acordo com a  MedicineNet . Quando os medicamentos de venda livre não são eficazes no alívio da dor e da inflamação de curto prazo, também existem AINEs com prescrição médica.

O acetaminofeno (Tylenol) é outro analgésico comum, mas não alivia a inflamação, de acordo com a National Library of Medicine. 

Os corticosteroides, como cortisona e prednisona, podem ser prescritos para condições inflamatórias, como asma e artrite. Eles podem ajudar a suprimir a inflamação, mas essas drogas poderosas também carregam um risco de efeitos colaterais, como ganho de peso e retenção de líquidos, de acordo com a Mayo Clinic.

Vários suplementos alimentares são ditos ter propriedades anti-inflamatórias, como garra do diabo, açafrão e casca de salgueiro. Embora haja algumas evidências limitadas de que alguns produtos naturais podem fornecer benefícios modestos para a inflamação aguda, em geral, não há evidências suficientes para apoiar o uso de muitos desses produtos para condições inflamatórias, de acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa.

Tags: Inflamação, Anti inflamatório, saúde, alimentos saudáveis, como curar inflamação

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